Como sei que um ser existe ?

O que é saber ? Do latim sapere siginifica ter gosto, conhecer o sabor de algo, ou melhor, conhecer alguma coisa. Portanto, saber que um ser existe consiste em conhecer o sabor/alguma coisa sobre este ser.

O que é ser ? Do latim exsistẽre, significa ter existência, viver, ser, estar, subsistir, durar. Ora, se algo é, logo ele existe. Então, sei que um ser existe quando conheço o ser daquele objeto de estudo.

Percebo a existência de um ser primeiramente através dos sentidos. Os sentidos são os responsáveis por captar/receber as informações sobre um determinado ser. Porém essas informações não constituem por si a essência daquele ser. É necessário que as informações recebidas pelos sentidos, estabeleçam uma conexão interior com outras informações sobre este mesmo ser.

Exemplo. Quando vejo uma pessoa gritando na rua, utilizo primariamente dois sentidos para percebê-la: a visão e a audição. Porém, ouvi-la e vê-la gritando não é suficiente para dizer que a conheço. Agora, se vejo essa pessoa gritando diariamente no mesmo lugar sem uma razão aparente para isso, posso inferir algum conhecimento, o de que possivelmente ela tem algum problema mental. Isso pode ser considerado um conhecimento (básico) daquele ser.

Logo, não é suficiente apenas ver uma pessoa para conhecê-la. Para conhecê-la preciso vê-la e estabelecer uma ligação com o que vejo a algo mais que já vi sobre aquela pessoa/ser. Ou seja, a informação recebida pelo sentido precisa ser conectada a outras informações previamente possuídas sobre aquele ser.

Portanto, ao conhecer algo verdadeiro sobre um ser, posso dizer com certeza que este existe.

Rolar para cima