Conquistar os primeiros clientes para seu negócio online pode ser um dos maiores desafios. Embora existam diversos meios e ferramentas disponíveis, por ser pequeno e dispor de pouco capital nem sempre as opções tradicionais serão viáveis.
Veja neste post, algumas dicas e técnicas para começar de forma sólida e segura seu negócio na internet.
Dica: aprenda 3 lições de como trabalhar em casa de forma efetiva neste post.
Antes de mais nada, saiba que já utilizei diversos meios de marketing e propaganda para vender na internet com sucesso, especialmente no início.
A Cursos7, por exemplo, comecei com gastos expressivos no Google Adwords. E consegui atrair um muitos clientes e realizar um grande número de vendas.
Portanto, não estou condenando as diversas formas de anúncios e impulsionamentos pagos, apenas oferecendo uma perspectiva diferente para quem quer começar com mais segurança seu negócio online.
O Problema de Gastar Cedo Demais
Depois de vender e anunciar das mais diversas formas, a principal conclusão que cheguei foi: não importa o meio que você usa para atrair clientes, leva tempo para conquistá-los de verdade.
Certamente na cultura de hoje, somos levados a pensar que gastar dinheiro com propaganda ou aparecer em primeiro no Google é a única forma viável de conquistar clientes na internet.
Embora investir em propaganda online seja bom para negócios já estabelecidos, se você está começando, ter muitos clientes no início não significa ter muitos clientes felizes e satisfeitos.
Na realidade, gastar demais com propaganda para atrair muitos clientes, pode levar a resultados contrários ao esperado se o seu negócio não tiver processos testados e aprovados.
Se o seu negócio não possui maturidade para receber um grande número de clientes críticos, caso de pessoas que muitas vezes compram por impulso na internet, o tiro pode se voltar contra seu negócio.
Assim sendo, amadureça seu negócio antes de atrair os primeiros clientes de forma sistemática, por propaganda ou outros meios.
Como Conquistar Os Primeiros Clientes
Para conquistar os primeiros clientes para um negócio online, acho mais interessante utilizar meios tradicionais de comunicação.
Rede de Contatos
Entre em contato com pessoas ou empresas que você conhece e que poderiam se beneficiar de alguma forma do produto ou serviço.
Para isso utilize e-mail, facebook, telefone, o que puder e convir.
Atenda-as por um tempo, e certifique-se de que a necessidade foi realmente atendida por seu negócio. Escute-as.
Esses serão seus beta-testers, as pessoas que terão prazer em lhe dar um feedback caso alguma insatisfação surja.
Parcerias
Você não precisa começar vendendo diretamente seu produto ou serviço na internet.
Uma abordagem excelente é fechar uma parceria com uma empresa interessada e fornecer exclusivamente para ela.
Dessa forma, você desenvolve seu negócio em cima das necessidades daquele parceiro e depois amplia seu negócio, quem sabe até com propaganda online.
Entretanto, encontrar parceiros e fechar parcerias não é fácil, talvez você necessite de um histórico de trabalho no meio para conquistar confiança.
Indicações
Ao criar seu negócio e definir seu produto ou serviço, ao fazer bem seu trabalho, você será naturalmente indicado no ramo.
É comum que clientes bem atendidos indiquem outros clientes e este crescimento orgânico é muito mais poderoso do que parece, embora não seja muito incentivado.
Mas pense no seguinte: a maior empresa de internet e marketing de todos os tempos, o Google, não gastou um centavo com propaganda (até porque não existia propaganda online como conhecemos hoje).
Ao invés disto, cresceram através da indicação dos usuários, que compartilhavam a ferramenta de busca.
Embora não seja uma estratégia rápida , está ao alcance de todos. E os resultados podem ser poderosos, como mostra o sucesso do Google.
Venda Direta
A venda direta consiste em identificar um potencial cliente e abordá-lo face a face. Essa estratégia antiga de venda ajuda o empreendedor a entender seu negócio.
Exemplo. Se você pensava em gastar mil reais com propagadas na internet, porque não contratar um vendedor por meio período?
Durante um mês, ele convidará empresas da região a experimentar seu produto ou serviço. Com um desconto diferenciado, atraia a atenção e colete cadastros. Posteriormente tente fechar os primeiros negócios com esses potenciais clientes (leads).
Melhor ainda se o fundador do negócio, apaixonado pelo produto, puder fazer isto.
Conclusão
A venda vem antes do marketing. Começar um negócio significa ter prioridades.
Por isso, acredito que no início, na formação do negócio, vender e cativar os clientes conquistados é o mais importante. Vem junto com a prioridade de criar o produto.