Preparação Para o Matrimônio Parte 1 – Ser Católico

O matrimônio é um sacramento instituído por nosso Senhor Jesus (Mt 19,4-6) e perpetuado desde então pela Igreja Católica como um estado de vida de doação e santidade. Sacramentos são sinais visíveis da graça de Deus. O sinal visivél do sacramento são os filhos. Quando chegam os filhos, vemos que o matrimônio está consumado. Logo, os filhos são a principal finalidade do matrimônio, pois nós, homens, damos a chance para Ele, Deus povoar o céu com mais e mais filhos (Gn 1,28).

A outra coluna do matrimônio é a entrega dos conjujês na busca pela santificação do outro. A partir do momento que se tornam uma só carne, marido e mulher abandonam-se no cuidado total um do outro. Por isso prometemos no dia da cerimônia “Prometo ser fiel, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amar-te e respeitar-te todos os dias da minha vida”.

Para se casarem, ambos precisam ser livres, em corpo, mente e alma, pois ninguém pode entregar o que não possui. Se possuir é fundamental para pode contrair o matrimônio, afim de entregar ao outro aquilo que tem, isto é, a si mesmo.

Os noivos estão prontos para o matrimônio quando são capazes de responder a três perguntas fundamentais: Vocês querem se casar de livre e espontânea vontade? Vocês prometem um ao outro amor e fidelidade? Vocês prometem receber os filhos que Deus lhes enviar, educando-os na fé do Cristo e da Igreja?

Agora que conhecemos o verdadeiro significado e a importância do matrimônio, vejamos como um católico deve se preparar bem para ele.

Como Ser Católico

Para contrair um casamento católico, isto é, o matrimônio, o mínimo que se espera dos noivos é que sejam ou queiram ser católicos. Porém o que antigamente era óbvio e acessível, nos tempos modernos não é tão simples. Muitos batizados ainda não colocam a fé em prática, pois desconhecem a santa mãe Igreja e seus ensinametos e vivem em constante estado de pecado mortal, muitas vezes até sem saber.

Por isso, torna-se necessário um resgate da consciência católica dos noivos, para que esses possam ser plenamente donos de sí e possam dar um sim verdadeiro e generoso para Deus.

O mais importante para começar a ser católico é buscar diariamente o contato com os 3 pilares da santa mãe Igreja: a bíblia, que contem as sagradas escrituras e os evangelhos; a tradição deixada pelo Cristo e seus apóstolos; e o magistério, que são os ensinamentos perpetuados pelos Papas, pelos santos e pelos doutrores da igreja.

Esse contato não precisa ser prolongado, mas precisa ser constante e diario. É preferível ler a bíblia 15 minutos por dia do que tirar um dia da semana ou do mês e passar várias horas lendo, por exemplo. Isso porque ao ler a bíblia, o católico não a lê como um livro ou revista. Mas lê como se fosse uma carta de um Pai para seu filho: com atenção, escuta e prontidão para acreditar e colocar em prática com urgência aquilo que o Pai lhe comunica.

O contato com o magistério e a tradição pode ser menos constante, porém é tão necessário quanto a leitura orante da bíblia. É no magistério que vemos como um católico coloca em prática em sua vida aquilo que Deus lhe revelou na sagrada tradição. O magistério pode ser inicialmente acessível através da leitura do Catecismo da Igreja Católica. Ler algumas poucas páginas todos os domingos (dia do Senhor) sozinho ou com a família já garantirá um bom contato inicial com o magistério e a tradição da Igreja.

O contato com a tradição não se dá apenas por documentos, mas também pela liturgia, que é parte fundamental da vida do católico. A liturgia por excelencia para nós acontece na Santa Missa. Portanto, um católico que vai a Missa todos os domingos com vontade, amor e devoção, bebe profundamente da tradição da Igreja, pois na liturgia da palavra e na liturgia eucarística que compõe a missa, tomamos posse da herança que o Cristo nos deixou.

Exercícios

  • Ler uma página da bíblia diariamente durante sete dias
  • Ir à Santa Missa no próximo domingo
  • Ler uma página do Catecismo da Igreja Católica
Rolar para cima